SALA DE ARTES

Sala de Artes
Sala de Artes

Na Sala de Artes, propomos diversas experiências para a criança, fazendo com que ela se expresse, individualmente e em grupo, através das artes visuais e plásticas (grafismo, pintura, modelagem, colagem, dobradura, construção com sucata etc.). Essas experiências contribuem para que, além de se expressar, a criança desenvolva desde cedo o senso estético e crítico, conhecendo a si mesma e os colegas.

SALA DE JOGOS

Sala de Jogos
Sala de Jogos
Sala de Jogos

Na Sala de Jogos as atividades são realizadas em grupo, promovendo, através do lúdico, a integração entre as crianças, o reconhecimento da necessidade de obediências às regras, o trabalho com os sentimentos de frustração e excessiva euforia pela perda ou pela vitória, a necessidade de cooperação entre os colegas e a consolidação dos conteúdos explorados. Aqui, entre outras competências, elas estabelecem relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades, classificam objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças, relacionam números às suas respectivas quantidades, identificam o antes, o depois e o entre em uma sequência.

SALA DE MUSICALIZAÇÃO / DRAMATIZAÇÃO

Sala de Musicalização/Dramatização
Sala de Musicalização/Dramatização
Sala de Musicalização/Dramatização

Na Sala de Musicalização/Dramatização promovemos oportunidades lúdicas e oferecemos recursos materiais necessários para que a criança se expresse através de diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro e as brincadeiras de faz de conta. Ao participar das atividades em interação com os colegas, ela se comunica e se expressa fazendo uso do corpo, da emoção e da fala.

BERÇÁRIO – ESTIMULAÇÃO I

Berçário - Estimulação I
Berçário - Estimulação I

Os espaços preparados, os materiais disponíveis e as atividades propostas especificamente para estimulação na turma de Berçário são adequados à exploração, à manipulação e à socialização de crianças da mesma faixa etária. Com o corpo, os bebês vivenciam de forma espontânea e de forma direcionada situações que os levam a sentar com apoio, a rastejar, a engatinhar, a escorregar, a equilibrar-se e a caminhar com apoio e depois sem apoio. Nestes ambientes e atividades as crianças são estimuladas a se expressarem através de recursos próprios, como gestos, balbucios, expressões faciais e pequenas palavras.

BERÇÁRIO – ESTIMULAÇÃO II

Berçário - Estimulação II
Berçário - Estimulação II

SALA DE SONO

Sala de Sono

BANHEIROS

Banheiro do Berçário
Banheiro do 1º Andar
Banheiro do 1º Andar

Na Palmo e Meio todas as atividades são oportunidades de aprendizagens. Durante as atividades de vida diária (banho, sono e alimentação), a criança é orientada quanto às técnicas e rituais de cuidados pessoais, construindo sua autonomia e o senso de autocuidado. Também é levada a refletir sobre as consequências de suas ações sobre o meio ambiente.

BIBLIOTECA

Biblioteca
Biblioteca

O contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia que a criança se familiarize com livros e diferentes gêneros literários. Ao manusear os livros, ela também aprende a manipulá-los de forma correta, a diferenciar ilustrações e escrita e a perceber a direção da escrita. Ao ouvir, recontar, criar e conversar sobre as histórias, a criança amplia e enriquece seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna.

SALA DE PSICOMOTRICIDADE

Sala de Psicomotricidade
Sala de Psicomotricidade
Sala de Psicomotricidade

Durante as atividades na Sala de Psicomotricidade, a criança encontra um ambiente seguro e recebe orientação para explorar suas capacidades corporais por meio dos sentidos, dos gestos, dos movimentos impulsivos ou intencionais, direcionados pela professora ou espontâneos. É brincando que ela explora o espaço e os objetos do seu entorno com o próprio corpo, reconhecendo as funções de seu corpo e identificado suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física.

SALA DO 1º ANO

Sala do 1º Ano
Sala do 1º Ano

Este ambiente é específico para o horário de escolaridade da turma de 1º Ano do Ensino Fundamental. Aqui, a ação pedagógica tem como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. No entanto, garantimos que as crianças ainda tenham acesso a material diversificado e a brincadeiras, fazendo do processo de alfabetização uma experiência de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e de grandes descobertas.

PÁTIO E SOLÁRIO

Pátio e Solário
Solário
Pátio
Pátio

No Pátio e no Solário são propostos momentos de brincadeiras livres e de brincadeiras direcionadas. Nestes momentos, a professora observa a interação das crianças durante o brincar e faz registros sobre o cotidiano da infância, sobre as aprendizagens realizadas por elas e sobre o potencial de cada uma. Ao observar as interações e as brincadeiras entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.

BRINQUEDOTECA

Brinquedoteca
Brinquedoteca
Brinquedoteca

A brinquedoteca é um espaço aconchegante onde a criança tem acesso a brinquedos infantis, como carrinhos, bonecas, panelinhas e outras peças que representam objetos utilizados pelos adultos e frequentes no dia a dia da criança. Ao brincar sozinha ou em interação com os colegas e com as professoras, podemos observar como ela expressa seus afetos e suas frustrações, como procura resolver as situações de conflitos e como regula suas emoções. Dessa forma, é possível trabalhar de forma a ajudar a criança a reconhecer seu potencial e a desenvolver-se integralmente.