PROJETO PEDAGÓGICO 2018

- MUITO PRAZER, MEU NOME É PALMO E MEIO E TENHO 25 ANOS! E VOCÊ, QUEM É?
(Identidade e Autonomia)

Este é um ano muito especial para nós. A Palmo e Meio completa 25 anos de um trabalho sério e que procura sempre refletir acerca das necessidades de sua clientela e de um mundo que vive em constantes transformações para planejar suas ações. Neste contexto de interação social e adaptação às mudanças e às necessidades de seus atores, esta instituição constrói sua identidade num processo constante.

O mesmo acontece com as crianças, onde a construção da identidade se dá por meio das interações com o meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.

O desenvolvimento da identidade e da autonomia, apesar de ser um processo sem fim, é tão importante nas idades iniciais que recebeu ênfase na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reorganiza o currículo da Educação Infantil, primeira etapa da Educação básica, de forma a assegurar seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver: CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, PARTICIPAR, COMUNICAR E CONHECER-SE. Considerando estes direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver: O EU, O OUTRO E O NÓS; CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS; TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS; ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO; E ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

É diante deste cenário que a Palmo e Meio desenvolverá o Projeto Pedagógico 2018, procurando proporcionar um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.

Temos certeza de que o projeto será um sucesso!

Palmo e Meio

25 Anos Palmo e Meio