A proposta pedagógica da Palmo e Meio tem por finalidade proporcionar "o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social" (art. 29 da LDBEN 9394/96) levando, portanto, em consideração o bem estar da criança, seu nível de desenvolvimento, sua especificidade cultural e os conhecimentos a serem universalizados.

Para tal, garantimos um trabalho pautado numa filosofia de aprendizagem e oferecemos um ambiente farto em interações, acolhendo as particularidades de cada indivíduo e promovendo o reconhecimento e a aceitação das diferenças, bem como o respeito pelas diversidades.

Palmo e Meio e a Criança:

Na nossa visão a criança é um pequeno cidadão que já traz uma história de vida, sonhos e conhecimentos produzidos a partir das relações estabelecidas no seu contexto sociocultural.

Reconhecemos, ainda, as especificidades de cada idade e vemos a criança como um agente ativo de seu próprio desenvolvimento, considerando este desenvolvimento uma integração inseparável de seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo.

Palmo e Meio e a Aprendizagem

A aprendizagem é vista como uma descoberta da criança a partir da observação, da manipulação, de sua elaboração e de seu senso crítico. É ela (a criança) que traz a base onde se constrói o novo. Nesta visão, desenvolvimento da criança e aprendizagem acontecem ao mesmo tempo.

A Palmo e Meio acredita que para que a aprendizagem ocorra o trabalho pedagógico deve priorizar as interações sociais e as brincadeiras, a fim de que as crianças possam Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Palmo e Meio e o Conteúdo Trabalhado:

Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, Os conteúdos trabalhados nas turmas são organizados de acordo com a faixa etária em cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Palmo e Meio - Métodos e Técnicas de Trabalho

Os métodos e as técnicas utilizadas são planejados com atenção, já que são considerados caminhos a serem trilhados e ferramentas a serem conquistadas e utilizadas em benefício da criança. Utilizando diversas linguagens, materiais diversificados e partindo de situações concretas, elaboramos projetos com o objetivo de proporcionar o encontro da criança com o fazer criativo.

Aqui a brincadeira é considerada coisa séria, um ponto de partida para aguçar a curiosidade e estimular a investigação, num ambiente especializado e saudável para o desenvolvimento integral das crianças.

Palmo e Meio e o Educador

Nosso professor deve planejar atividades significativas, interessantes e fundamentadas na metodologia adotada pela Palmo e Meio, além de estar atento às crianças, seus interesses e suas necessidades, formando vínculos afetivos com os mesmos. Deve, ainda, refletir sempre sobre sua prática buscando sempre melhorar sua ação.

Palmo e Meio e a Avaliação

Vemos a avaliação como um processo sistemático e contínuo de toda a nossa prática pedagógica, portanto ela está presente diariamente, levando o educador a refletir sobre sua ação e sobre o pensamento da criança, favorecendo a análise dos fatos e a possibilidade de novos caminhos.

Palmo e Meio e a Relação com os Pais

A família é a primeira instituição responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças e todas as crianças têm direito de ser criadas e educadas no seio de suas famílias. Diante disto, a Palmo e Meio entende como fundamental a parceria com as famílias nas ações de educação da criança.

A integração com a família e/ou responsável se dará através de reuniões individuais ou coletivas, entrevistas, encontros de confraternização, eventos pedagógicos, palestras e outros eventos de integração.

Palmo e Meio e a Alimentação

Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Por isso, além de outros profissionais, faz parte de nossa equipe também um profissional de Nutrição que cuida do cardápio, objetivando a qualidade da alimentação, a educação nutricional e a saúde de nossas crianças.